CAPS realiza Semana de Conscientização do Autismo

Publicado em: 29/04/2022

A Prefeitura de Vitória do Mearim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou, entre os dias 25 e 29 de abril, a Semana de Conscientização do Autismo da cidade.

Intitulada ‘Para cuidar é preciso conhecer’, a semana contou com uma série de atividades voltadas para pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também a familiares que precisam de orientações especializadas, para combater o preconceito contra o espectro.

Na última segunda (25), foi realizada a divulgação em massa da campanha por meio das redes sociais e de programas de rádio, que têm grande alcance na sede e zona rural de Vitória do Mearim.

Já na terça (26), foi desenvolvido uma roda de conversa com os pais e responsáveis de pacientes autistas, contando com grande participação da população, que mostrou interesse em vencer os preconceitos com o tema.

Na quarta (27), foi ministrada uma palestra pelo psiquiatra Emerson Borges aos profissionais da saúde e da educação de Vitória do Mearim, os quais, em sua maioria, precisam estar preparados para lidar com atendimentos a autistas.

As programações foram encerradas na sexta (29) com uma recreação, contando com atividades educativas e psicomotoras com os pacientes autistas. Muita diversão, carinho e cuidado foram ofertados neste momento de conclusão das ações.

O prefeito Nato da Nordestina enfatizou que a gestão “tem trabalhado muito para garantir políticas públicas a todos em Vitória.acessíveis de verdade. É um grande empenho para que cidade viva um novo tempo de mais avanços”, relatou.

Já o coordenador do CAPS, Frimarques Garros, relembrou que “essas atividades são inéditas na cidade e visam dar maior atenção e cuidado com os que mais precisam. Essa é uma preocupação e prioridade da gestão, que tem sido trabalhada continuamente e diariamente pela equipe do CAPS”, finalizou.